Autocuidado e Sociabilidade

Além da função de desintoxicação natural, o trabalho promove o senso de dignidade da pessoa e auto-estima, através da percepção da capacidade de auto-sustentação; ativa a consciência de cidadania, fazendo com que a pessoa se sinta útil e participante de construção do espaço sócio-politico-cultural da comunidade em que está inserido.

Espiritualidade

A busca da harmonia entre os diversos aspectos da realidade humana: o social, o biológico o psicológico é incentivada através da centelha divina a alma, que existe em cada um de nós.

Prevenção de Recaída

  • Identificar as situações de risco da recaída.
  • Apreender habilidades para enfrentar essas situações de risco.
  • Refletir sobre as conseqüências negativas de usar drogas.
  • Refletir sobre crenças e tabus par tomar consciência que o seu futuro depende de suas atitudes.
  • Modificar o estilo de vida para evitar a recaída.
  • Estabelecer metas e objetivos para uma vida saudável e reintegrar na sociedade.

Dinâmica de Passos

Esta é uma técnica utilizada em comunidades terapêuticas, cujo objetivo é levar ao residente o conhecimento acerca da filosofia dos Doze Passos de AA e NA. Faz também com que o residente consiga perceber a aplicabilidade dessas orientações em seu cotidiano. Esta reunião, aliada ao novo trabalho do programa familiar, que é levar ao conhecimento dos familiares o conteúdo do programa de tratamento, se completam, no intuito de efetivar a prática dos ensinamentos do programa.

Reunião de Confronto

O confronto é uma reunião em que o residente ouve seus companheiros apontarem seus defeitos apresentados no decorrer da semana. Este confronto é feito através de sinalizações dos defeitos, mas também apontando-se qualidades. O residente também se autoconfronta identificando aspectos de seu próprio comprotamento. De acordo com uma pré- estabelecida lista de qualidades e defeitos, ao final de cada mês, é feito um gráfico, onde aparecem as oscilações do comportamento de cada residente, fazendo-o perceber suas alterações de humor, que muito auxiliarão na busca de seu equilíbrio emocional. Após o terceiro mês pode-se, através da confrontação dos espelhos, obter-se características predominantes do caráter do residente.

Reunião Sentimento

Esta reunião tem por objetivo, fazer com que o residente partilhe os sentimentos identificados no decorrer da semana. É muito importante esta reunião de partilhas, pelo fato de que o residente aprende a conhecer e expressar seus sentimentos,se fazendo conhecido para o restante do grupo, e a ouvir a sua própria voz falando de si mesmo. Tudo isso com a possibilidade de ouvir feedback dos companheiros. O feedback é uma forma de avaliação, resposta, retorno e de aconselhamento por parte dos companheiros aos sentimentos que vive o partilhador, sempre com intuito de crescimento na recuperação. É através dos feed-backs que os companheiros, a partir de suas experiências sugerem alternativas de procedimento. Sempre quando alguém partilha seus sentimentos, eles coincidem com os sentimentos de outros companheiros ali presentes, formando-se assim, elos de união e objetivos comuns.

Psicoterapia Individual

É a terapia feita de forma individual com a psicóloga com o propósito de desenvolver recursos internos para lidar com os conflitos pessoais, com seus impulsos e buscando seu fortalecimento psíquico.

Palestras -Temática

Momento importante no dia-a-dia do residente, no qual ele reaprende o contato com os estudos, discutindo temas alusivos e até decisivos na recuperação do adicto na Comunidade é o momento em que ele se sente parte do grupo. Na convivência solidária com os outros ele redescobre seu valor como ser humano, como cidadão, respeitado e respeitando a liberdade do outro, dando sua contribuição para o crescimento do grupo.

Terapias Ocupacionais

Esta atividade, além de propiciar momentos de relaxamento emocional, em alguns casos pode se transformar em uma fonte de renda para o interno.

Esporte e lazer

Atividades esportivas (peteca, vôlei), musculação, jogos lúdicos e recreativos, filmes e vídeos.